SE VOCÊ GOSTOU...LINK-ME!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

SER PROFESSOR NOS DIAS DE HOJE...

::. Profissionalização docente: Ser professor nos dias de hoje
Thaís Caroline Pessoa de Moura dos Santos
Formada pela PUCPR em Pedagogia e cursando Pós graduação em Metodologias Inovadoras da Aprendizagem com ênfase em Psicopedagogia.
Cinthia Saus Uliani
Formada em Pedagogia pela UFPR e cursando Pós graduação em Metodologias Inovadoras da Aprendizagem com ênfase em Psicopedagogia.
-----------------------------------------------------------


Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos.
Como mediador da aprendizagem, participa ativamente do processo de aprender, incentivando a busca de novos saberes, sendo detentor de senso crítico, conhecendo profundamente o campo do saber que pretende ensinar, além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, através da realidade que o cerca. Ufa, quanta coisa um único professor deve obter, sendo que isso não é tudo, existem mais inúmeras coisas que ele precisa, como paciência, criatividade, humildade, carisma, domino próprio e de público, etc. etc. etc.
Pedro Demo em uma reportagem para a revista Profissão Mestre, disse: "Ser profissional hoje é principalmente saber, todo dia, renovar a profissão". Acreditamos que nenhum comentário precisa ser feito, pois essa frase diz tudo.
Com tudo isso, será que o professor deve ser visto como a única fonte de saber? Para Celso Antunes não, ele acredita que "o professor de verdade sabe provocar curiosidade, ensina a pesquisar, a separar o joio do trigo, a usar o que se aprende em situações novas, transformando o aprender em compreender".
Portanto, notamos que a profissão docente é uma das mais difíceis, pois temos desafios todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, a pesquisar, etc. Até mesmo o professor aprende todos os dias, e a formação continuada deve ser uma constante na vida dele e, até mesmo, de todos os profissionais, pois como diz Júlio Clebsch, redator da revista Profissão Mestre: "O problema é a velocidade, e portanto, para dar conta de um mundo que muda cada vez mais rápido, não há nada mais pertinente do que saber pensar".





REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA



Revista Profissão Mestre. Ano 6. n° 61. Outubro de 2004. Pgs. 18- 26.


Jornal Virtual Profissão Mestre. Ano 5. n° 41. Novembro de 2004.